7 de setembro em Curitiba

11218805_1156424171038194_6413013620423686703_n

Um dos lugares para conhecer da minha lista era Curitiba. Resolvi fazer as malas e partir (sozinha mesmo) para explorar a cidade e entender porque ela é tão querida por várias pessoas que conheço. Entendi o porquê.

Curitiba é a capital mais ecológica que eu já vi. Lá a natureza pode ser vista por todos os lados onde você anda. A maioria dos pontos turísticos da cidade conta com muitas árvores, flores e lagos.

Nem só de natureza Curitiba é feita. A capital paranaense é cheia de cultura e estilo. O centro histórico é cheio de teatros e museus famosos entre os paranaenses (e com ótimas avaliações de viajantes no tripadvisor). Além disso, a arquitetura é de tirar o fôlego – composta por influências alemãs, polonesas, ucranianas, portuguesas, entre outras.

Falando em centro histórico… que lugar charmoso! Andar pelas ruas de paralelepípedo e almoçar em um bistrô escondido em uma rua estreita é um programa que eu recomendo totalmente!

Vou contar um pouquinho do meu roteiro pra vocês! 😉

10633314_1155735274440417_2132162190488800565_o

Para dormir

Eu fiquei hospedada no Hostel Matilda, que fica literalmente no coração de Curitiba. Localizado no centro histórico, fica perto de tudo e ainda conta com uma decoração charmosa e cheia de estilo. A dona do Matilda é maravilhosa e te recebe com tanto carinho e cuidado que você se sente literalmente em casa.

Para conhecer

Passeio público: fica pertinho do centro histórico e da UFPR (a primeira universidade federal do Brasil – e o prédio tem uma arquitetura de sair lágrimas dos olhos de tão linda). O passeio público conta com um mini zoo, onde você pode ver aves e peixes lindos demais. Além disso, tem o pedalinho, que é perfeito para um momento de sossego no meio da cidade. Dá pra dar umas voltas de bicicleta e, por ficar na região central, é perto de absolutamente tudo.

Largo da Ordem: eu arrisco em dizer que este é o local com mais charme de Curitiba. Com ruas de paralelepípedo e casas coloniais, o Largo da Ordem abriga bares e lojinhas de artesanato. Também é lá que o Museu de Curitiba fica (infelizmente estava fechado). Aos domingos de manhã, tem a feirinha com barraquinhas diversas, músicos e contadores de história.

Memorial Ucraniano: foi o meu lugar preferido na cidade. O acesso é fácil com a linha turismo (já te conto como funciona). Lá dentro tem uma lojinha com artigos religiosos, comidinhas e artesanato típico dos antepassados ucranianos que passou de geração em geração. Para os amantes de história, o memorial conta com um pequeno museu onde você entende como foi a chegada das primeiras famílias ucranianas em Curitiba e entende o amor que eles desenvolveram pela cidade. É incrível!

Museu Oscar Niemeyer (MON): é lindo! Simples assim! Um dos mais lindos museus que já vi na vida. Conta com exposições sobre arquitetura e urbanismo principalmente. A fila é muuuuito grande, mas vale muito a pena.

Bosque do Papa/Memorial da Imigração Polonesa: ficam pertinho do MON e contam com um silêncio que é até difícil acreditar que exista (principalmente para uma paulistana). O local é super tranquilo e tem uma paz que não se encontra em qualquer lugar.

Bosque Alemão: ótimo para crianças, conta com uma lojinha de doces maravilhosa e uma vista linda da cidade. Além disso, tem a trilha João e Maria (você vai caminhando pela trilha e se depara com trechos da história).

Santa Felicidade: é o bairro mais boêmio de Curitiba (não é uma Vila Madalena). Italiano, conta com diversos restaurantes e cantinas com comidinhas ~maravilhosas~ típicas.

Neste post, não conto pra vocês dos locais mais óbvios (Jardim Botânico, Ópera de Arame, Parques, etc) porque são parada obrigatória 🙂

886015_1155196364494308_5425202684181508178_o

E você, já foi pra Curitiba? Tem dicas pra dar? Compartilha nos comentários 😉

Deixe um comentário